Censo Agropecuário

O Censo Agropecuário será realizado em todos os estabelecimentos agropecuários situados no território nacional. Este tipo de estabelecimento abrange toda unidade de produção ou exploração dedicada, total ou parcialmente, a atividades agropecuárias, florestais e aquícolas. Independentemente de seu tamanho, de sua forma jurídica ou de estar na área rural ou urbana, todo estabelecimento agropecuário tem como objetivo a produção, seja para venda (comercialização da produção) ou para subsistência (sustento do produtor ou de sua família).

Os recenseadores terão como referência um mapa baseado na lista prévia de estabelecimentos levantados no Censo Agropecuário 2006, e alguns identificados durante o Censo Demográfico 2010, em que constam cerca de 5,3 milhões de estabelecimentos. Além disso, devem percorrer por inteiro os setores censitários definidos, identificando outros estabelecimentos a serem incluídos no Censo.

Durante o período da coleta regular, cerca de 20 mil estabelecimentos terão a coleta descentralizada, cujos dados são coletados em outro local, uma vez que a pessoa adequada para prestar as informações, o proprietário ou responsável, encontra-se em outro endereço, muitas vezes em outro município.

Além disso, cerca de 40 mil estabelecimentos não estarão na coleta regular, sendo recenseados por meio de coleta especial. Com base no Censo Agropecuário 2006, foram contabilizados e selecionados os estabelecimentos cujas particularidades os elegem para serem submetidos a uma investigação diferenciada daquela efetuada nos demais.

Identificação por QR Code

Uma das novidades deste Censo Agropecuário é a possibilidade de confirmar a identidade do recenseador através do QR Code que cada um deles levará no crachá, localizado no lado esquerdo do peito do colete. O código pode ser lido pelo celular e redirecionará diretamente para o site do IBGE, que fará a checagem.

No crachá também poderão ser encontrados outros dados, como o nome completo do recenseador, sua matrícula, identidade e validade das informações ali constantes, além da foto do agente de coleta.

O último elemento de identificação do recenseador é o DMC (Dispositivo Móvel de Coleta) que cada um deles estará portando no momento da aplicação do questionário. O dispositivo é obrigatório, pois é justamente nele onde os agentes registrarão os dados de cada estabelecimento, assim como o georreferenciamento de cada propriedade.

O objetivo do Censo é mostrar a realidade da produção agropecuária brasileira, algo que não é amplamente realizado há 11 anos, quando ocorreu a última edição da pesquisa. O IBGE realiza outros levantamentos, como a Produção da Pecuária Municipal, a Produção Agrícola Municipal e as Trimestrais da Agropecuária: o Censo, no entanto, é a única que recolhe dados de todos os estabelecimentos produtores, além de servir como subsídio para as outras. Por isso, tem a abrangência de um retrato do campo brasileiro.

Calendário do Censo Agro

Coleta de dados: de outubro de 2017 a fevereiro de 2018