1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde de Bossoroca

Na manhã da última quinta-feira, 18 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde, realizaram a 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde de Bossoroca, etapa preparatória para as Conferências Estadual e Federal.

O evento aconteceu nas dependências do CTG Sinuelo das Missões e contou com a participação de membros da comunidade e representantes locais dos sindicatos, associações, agências bancárias, igrejas, legislativo, escola, comércio, Emater/Ascar, Rádio Cidade, 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, servidores do executivo e universitários.

Houve grande participação e os cerca de 150 inscritos puderam contar com uma palestra de grande relevância, ministrada pelas Fiscais Sanitárias da 12ª CRS, Katiussa Ferraz e Clenir Freitas.

A 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde tratou de temas de âmbito municipal, considerando os avanços, as dificuldades e os desafios encontrados referentes às ações de Vigilância em Saúde.

Salientamos a importância da participação da comunidade nas Conferências, pois essas são um instrumento de garantia da gestão democrática, sendo também uma oportunidade de participação e pactuação política ao construir um espaço para a sociedade compartilhar a elaboração e avaliação das políticas públicas municipais.

Na oportunidade, foram elaboradas propostas baseadas nos seguintes eixos temáticos:

Eixo I – O Lugar da Vigilância em Saúde no SUS;
Eixo II - Responsabilidades do Estado e dos governos com a vigilância em saúde;
Eixo III - Saberes, Práticas, processos de trabalhos e tecnologias na vigilância em saúde;
Eixo IV. Vigilância em saúde participativa e democrática para enfrentamento das iniquidades sociais em saúde;
Foram eleitos delegados através de votação, Valerie Ourique do Nascimento, Cleoni Bianchini Manganelli, Eunice Reis e Celi Wendland.

A Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde agradece a participação de todos neste dia, visto que a 1ª Conferência de Saúde das Mulheres tem tudo para se tornar um marco na Saúde Pública.