PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NA ESCOLA MUNICIPAL JOSEFINA FERREIRA AQUINO

O que é o Programa Novo Mais Educação?

O Programa Novo Mais Educação é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), implementado nas escolas públicas de Ensino Fundamental.

A EMEF Josefina Ferreira Aquino foi selecionada com base em critérios estabelecidos pelo próprio MEC, dentre eles, é possível citar as regiões em vulnerabilidade social. O Programa surge com nova formatação, direcionado à ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes, mediante a complementação da carga horária de 15 horas semanais, no turno inverso, para o desenvolvimento de atividades no acompanhamento pedagógico de Língua Portuguesa e Matemática e no desenvolvimento de atividades no campo da Arte, Cultura, Esporte e Lazer, constituindo-se assim em uma jornada de atendimento integral aos alunos de ensino fundamental da escola.
Segundo a Coordenadora do PNME Tania Regina Ferreira Marques, o programa irá colaborar para a ampliação da jornada escolar proposta pela atual gestão escolar e possibilitará aos estudantes um melhor desempenho educacional. “Teremos a oportunidade tanto de contribuir ainda mais para a melhoria da aprendizagem dos alunos, como de cooperar para a permanência deles na escola, reduzindo o abandono, a reprovação e a distorção idade/ano”, destacou.
As atividades são organizadas na própria escola, por meio de planejamento específico, considerando os objetivos e metas do Programa e as especificidades da comunidade. O desenvolvimento e o monitoramento do Programa são acompanhados pelos mediadores, facilitadores, equipe diretiva da Escola e coordenadora do PNME.
O programa Novo Mais Educação está sendo realizado na EMEF Josefina Ferreira Aquino com a 1ª parcela recebida no valor de R$ 8.406,00, que no mês de julho fecha 4 meses de execução do Programa na Escola. Estamos aguardando a 2ª parcela para darmos prosseguimento no segundo semestre.

Responsável: Coordenadora do PNME Tania Regina Ferreira Marques