Levantamento Rápido de Índice para Aedes Aegypti - LIRAa

  • Assunto: Saúde  |   Publicado em: 13/11/2017 às 10:27   |   Imprimir

Na semana do dia 6 a 10 de novembro de 2017, a Vigilância em Saúde Ambiental, através dos Agentes de Controle de Endemias, realizaram o Levantamento Rápido de Índice para Aedes Aegypti - LIRAa, na área que abrange o município de Bossoroca. Esse método em saúde pública visa buscar, por meio de diagnóstico, dados rápidos para implementar estratégias de promoção e controle do mosquito Aedes. 

 

Essa ação é desenvolvida neste período em virtude das temperaturas permanecerem altas, aliadas aos dias chuvosos, contribuindo diretamente na facilitação das condições de proliferação do mosquito transmissor da DENGUE, ZIKA, CHIKUNGUNYA e FEBRE AMARELA. 

 

 

Por que as temperaturas altas e água parada aumentam a circulação do mosquito e com isso crescem as chances de transmissão dessas enfermidades? Entende-se que o calor e o acumulo de água em OBJETOS (baldes, potes, lonas, lixos, garrafas, pneus, dentre outros objetos menores) e nas ESTRUTURAS (tanques, calhas, caixa d’água, piscinas, dentre outras estruturas de grande porte), vinculados ao descuido, são os principais fatores geradores que condicionam a proliferação, aumentando a circulação e transmissão da DENGUE, ZIKA, CHIKUNGUNYA e FEBRE AMARELAatravés do AEDES AEGYPTI, e também pelo AEDES ALBOPICTUS

 

 

Portanto, tenhamos os devidos cuidados eliminando os possíveis focos e mantendo limpos os imóveis, como por exemplo, pátios e terrenos baldios. Se não tiver água parada não teremos mosquito e não tendo mosquito não portaremos essa doença.

 

Obs.: o resultado do LIRAa será divulgado no decorrer dos próximos dias, pelo laboratório de entomologia da 12ª CRS de Santo Ângelo, RS.

 

Fonte: Vigilância em Saúde Ambiental de Bossoroca, RS. Por Luiz Antônio.