- 07/05/2024
A auriculoterapia também chamada de auriculopuntura ou terapia auricular é uma técnica de acupuntura, provavelmente um dos mais antigos métodos terapêuticos já sendo aplicada na China 3.000 antes de Cristo, onde utiliza pontos de acupuntura localizados no pavilhão da orelha (cerca de 200) para avaliação e tratamento das disfunções orgânicas e emocionais, bem como de dores em geral. É na verdade uma técnica integrante da Medicina Tradicional Chinesa. A auriculoterapia é um sistema independente dentro da acupuntura e a aplicação atual da técnica não se restringe apenas ao tratamento das enfermidades através dos pontos auriculares. Este microsistema também tem se desenvolvido em relação ao diagnóstico em muitas patologias. Através da auriculoterapia podemos tratar cerca de 200 enfermidades, entre as quais estão: enfermidades de caráter funcional, de caráter neurótico e psicótico: cefaléias, neurastenia (perda de interesse), insônia, depressão, ansiedade, fome, sintomas neurológicos etc. Pode-se tratar também enfermidades de caráter estrutural como cervicalgias, dores lombares e das pernas, dores na coluna, dismenorreias (menstruação dolorosa), dispepsias, úlceras gástricas e duodenais, enfermidades cardiovasculares, hipertensão arterial, dependências como alcoolismo,drogas,tabagismo.
A estimulação da auriculoterapia atua nos órgãos correspondentes, auxiliando-os a encontrar o seu normal funcionamento. Por sua vez, a orelha é composta por tecido cartilaginoso onde circulam numerosos nervos importantes, os quais atuam como condutores, recebendo e emitindo informação sensorial importante.
A terapia é aplicada por profissional capacitado e é feita através de sessões. As sessões vão depender das patologias que as quais quer atingir. Na Secretária da Saúde a Enfermeira Gioice está realizando um trabalho na Saúde do Trabalhador; colocando em prática esta técnica com os profissionais da área da saúde. Nestes primeiros meses que se deu este trabalho teve a participação de 36 profissionais que fizeram uso da auriculoterapia.
Os pontos que mais foram buscados a atingir foram: em primeiro lugar a ansiedade, estresse, fome,dores lombares, torácicas, cervicalgias, relaxamento muscular, insônia, processos alérgicos e metabolismo.
O resultado que se obteve foi de muito êxito porque se viu que os profissionais sentiram grandemelhora principalmenteno que se refere às dores e principalmente a ansiedade e ao estresse do dia dia-a-dia. Sendo que há uma grande procura dos demais que ainda não passaram pela técnica e ou que querem continuar utilizando.