Ministério da Saúde recomenda vacinação de adolescentes a partir de 15 de setembro

• Informações divulgadas pelo Ministério da Saúde

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 08/09/2021 às 08:19   |   Imprimir

O envio de vacinas para imunização de adolescentes, de 12 a 17 anos, deve começar no próximo dia 15 em todo o Brasil. Essa é a orientação do Ministério da Saúde, divulgada em uma Nota Técnica nesta quinta-feira (2). A nova etapa, com a ampliação da campanha de vacinação, será possível após a conclusão do envio de vacinas Covid-19 para imunizar toda a população adulta brasileira com a primeira dose, prevista até a primeira quinzena do mês.

A vacinação deve ser realizada com o imunizante da Pfizer/BioNTech, considerando que é o único, até o momento, autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para essa faixa etária. Portanto, a partir da segunda quinzena de setembro, todos os estados e Distrito Federal começam a receber o quantitativo de doses destinado para esse público.

Para garantir a imunização completa, com as duas doses, a recomendação do Ministério da Saúde é para que estados e municípios sigam uma ordem de prioridades. Primeiro, devem ser vacinadas adolescentes com deficiência permanente e em seguida, quem tem comorbidades previstas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO). Após esses dois grupos, a prioridade é de gestantes e puérperas, entre 12 e 17 anos, adolescentes privados de liberdade e por fim, adolescentes sem comborbidades.

Sobre orientações da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde o Município de Bossoroca vai realizar um cronograma para vacinação dos adolescentes e divulgará nas plataformas da prefeitura, bem como, as Agentes de Saúde informarão quando chegar a vez de cada adolescente receber a dose do imunizante.

Fonte: Ministério da Saúde (https://bit.ly/3h2Rvmb)

Foto: Myke Sena/MS