• Queimar lixo é crime e extremamente prejudicial à saúde pública: EVITE INCÊNDIOS

Assunto: Agricultura e Meio Ambiente  |   Publicado em: 21/02/2022 às 07:48   |   Imprimir

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente informa que durante o período de seca, o risco de ocorrer incêndio florestal aumenta. A Prefeitura de Bossoroca realizou através das equipes do Meio Ambiente o combate à fogos em lixo com caminhão pipa em diversos locais, com alto risco de se alastrar para lavouras, matas e casas.

É importante que toda a população esteja consciente que as queimadas são prejudiciais à saúde e que agridem o meio ambiente. A principal forma de contribuir com a natureza é juntando o lixo para o caminhão de coleta.

O hábito de queimar folhas, galhos e afins em quintais, também é crime e extremamente danoso à saúde, pois, apesar de ser propriedade particular, prejudica a atmosfera, que é um bem comum. Mesmo sendo rejeitos naturais, a fumaça é antinatural, danosa e, às vezes, até fatal, pois contém partículas, gases e substâncias que provocam irritação dos olhos, da pele, das vias aéreas e até câncer. Crianças, idosos e pessoas portadoras de doenças respiratórias são os mais prejudicados.

Não queime lixo doméstico, ainda que sejam folhas secas e papeis no quintal de casa. Outro ponto importante é não jogar lixo em terrenos baldios, áreas verdes ou matas ciliares, para evitar a possibilidade de queimadas espontâneas e não jogar bitucas acesas de cigarro em locais onde há lixo, folhas secas ou mato, principalmente da janela do carro em movimento e em estradas. Deste ato negligente e descuidado pode resultar um incêndio de dimensões incalculáveis!

Ao evitar o descarte inadequado, seja em vias, terrenos e canais você exerce um ato de cidadania e contribui com a manutenção da limpeza urbana. Ao incorporar atitudes em seus hábitos para o dia a dia, o cidadão minimiza dois grandes problemas quando o assunto é limpeza urbana.