Bossoroca participou da Jornada Pandorga de Autismo - Santo Antônio das Missões/RS

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) de Bossoroca participou juntamente com seu quadro docente da Rede Municipal e Estadual de Bossoroca da Jornada Pandorga de Autismo. A formação proporcionou uma reflexão sobre o autismo, englobando os seguintes conteúdos:

Autismo: precisamos falar sobre isso... até que toda gente entenda

O que há com o autismo? – Para ajudar é preciso compreender

Características comportamentais

Dados gerais: incidência e terminologia

Autistas, neurotípicos e neurodiversidade

Causas do autismo

O autismo é um espectro

Síndrome de Asperger

Autismo, um transtorno social: interação, comunicação, imaginação social

Alterações na circuitaria do cérebro

Fraca coerência central – dificuldade em captar o sentido de objetos, lugares, pessoas, funções, eventos - foco no detalhe e falta de visão do todo – a realidade é um caos ameaçador – o estado permanente da pessoa autista: ansiedade

Obsessões, comportamentos repetitivos e rotinas

O mundo sensorial do autismo: como nossos sentidos funcionam, dificuldades em processar informações sensoriais, hipossensibilidade e hipersensibilidade, avalanche sensorial e descontroles

O movimento da neurodiversidade

Agravantes diversos

Autismo na primeira pessoa

Autistas do mundo inteiro, que têm preservados o domínio da linguagem e a capacidade cognitiva, através dos seus livros, abrem janelas para dentro do seu mundo, ajudando-nos a compreendê-los melhor

Autismo e família

Uma coletânea de depoimentos de familiares, gravados em vídeo, dando-nos uma ideia do que significa ter em casa uma pessoa com autismo: os primeiros anos (antes e depois do diagnóstico) luta e solidão, ser mãe de filho autista (mãe e saúde), e o futuro?

Autismo e educação em casa e na escola: algumas pistas fundamentais

Método

Os conteúdos teóricos são exemplificados e ilustrados por uma referência constante a experiências e casos concretos da vida cotidiana de pessoas autistas, seus familiares, cuidadores e educadores.

A SMEC de Bossoroca caracterizou um momento de muita aprendizagem e conhecimentos aos professores, oportunizando base teórica para o pedagógico junto às escolas e seus educandos. Evento maravilhoso “destaca a Coordenadora Municipal de Educação e Cultura de Bossoroca: Tania Regina Ferreira Marques”, parabéns.

Palestrantes: Professor Dr. Nelson Kirst e Heide Kirst