Setembro Amarelo: Falar para prevenir, conhecer para ajudar

• Setembro Amarelo: Falar para prevenir, conhecer para ajudar

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 10/09/2021 às 12:52   |   Imprimir

O suicídio pode ser definido como um ato deliberado executado pelo próprio indivíduo, cuja intenção seja a morte, de forma consciente e intencional, mesmo que ambivalente, usando um meio que ele acredita ser letal. Também fazem parte do que habitualmente chamamos de comportamento suicida: os pensamentos, os planos e a tentativa propriamente dita de suicídio.

Segundo a psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde de Bossoroca, Karoline, todo mundo tem a capacidade de observar sinais de pessoas que possam estar pensando em tirar a própria vida.

Os sintomas nem sempre são visíveis, muitas vezes são silenciosos, mas há alguns sinais para os quais todos podem prestar atenção.
Sinais verbais como “quero me matar, quero morrer, não aguento mais, vontade de sumir, estou muito cansado(a)” muita gente não dá atenção para isso, pensa que é da boca para fora, porém essas frases associadas a outros sinais e/ou situações que o indivíduo estiver passando tem de ser vistos com um olhar diferenciado, pois apontam para um possível risco de tentativa de suicídio.

Sinais comportamentais também são um indicativo de que o indivíduo não está bem como o isolamento social, desinteresse pelas atividades diárias, mudanças na alimentação, desleixo com a higiene pessoal, alterações no sono, ansiedade, tristeza intensa, humor deprimido e agressividade são os mais comuns.
Se você está em sofrimento ou passando por momento difícil ou conhece alguém que esteja nessa situação procure ajuda e orientação profissional. No SUS existe uma rede de cuidados em saúde mental. Procure o médico do seu posto de saúde ou o serviço de psicologia na Clínica Municipal Angelisa Brombila Nunes, peça ajude, não se cale, falar sempre é a melhor solução.

Outro recurso é ligar para o CVV (Centro de Valorização da Vida) através do número 188 ou pelo chat disponibilizado no site https://www.cvv.org.br. Este é um canal comunitário, gratuito e sigiloso de apoio emocional que funciona 24h por dia.

Importante salientar que o contato com o CVV não exclui a necessidade de avaliação médica e psicológica.

Sigamos todos atentos a nossa saúde mental e a das pessoas ao nosso redor.