Coleta Seletiva

Na quarta-feira, 11 de abril, estiveram presentes no auditório municipal João Luiz Bandeira os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate às Endemias para discutir assuntos relacionados com o tema: Coleta Seletiva. O encontro foi promovido pela Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente com a intenção de promover conhecimento a estes profissionais que estão em contato diário e direto com a população, sendo disseminadores de ideias.

Na oportunidade os servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santiago explanaram sobre o tema, trazendo as experiências vividas no município vizinho.

Foi abordada a importância da separação do “lixo” nos domicílios, a fonte geradora, a importância do aproveitamento do material orgânico através da compostagem, e a importância da disposição dos materiais de acordo com o cronograma de recolhimento do município, cada material no seu dia de recolhimento.

Ressaltaram ainda que a reciclagem de materiais, quando bem feita, além de colaborar com o meio ambiente, economiza recursos - os quais podem ser aplicados em outras áreas de necessidade do município- , auxiliando, também, na questão social dos trabalhadores da coleta seletiva, que trata-se de um trabalho insalubre e ocorre durante todos os dias da semana, dependendo totalmente da colaboração da comunidade conscientizada.