• Vencedores do concurso de Personagem Símbolo, Slogan e Vídeo em comemoração à Semana Nacional do Meio Ambiente

Assunto: Agricultura e Meio Ambiente  |   Publicado em: 24/07/2021 às 14:14   |   Imprimir

Encerrou nesta sexta-feira (23) a votação das três categorias do concurso para a escolha do Personagem Símbolo, Slogan e Vídeo em comemoração à Semana Nacional do Meio Ambiente. Objetivo do concurso é estimular a conscientização nas escolas sobre a importância da coleta seletiva para o gerenciamento dos resíduos sólidos e valorização do Meio Ambiente. Sensibilizar e desenvolver nas crianças, nos jovens, adultos e idosos o despertar para a necessidade da mudança de atitude e realização de “ações” concretas para a manutenção e melhorias no processo de gerenciamento dos resíduos nas residências, comércio, áreas públicas e industriais.

Cada categoria teve votação no formato de curtidas no Facebook oficial da Prefeitura de Bossoroca. Pontuação = curtidas na imagem.
O projeto foi desenvolvido pela Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura. O tema do concurso foi “Importância da Separação dos Resíduos Sólidos para a Preservação do Meio Ambiente”.
A premiação em primeiro lugar de cada categoria ganhará um Tablet. A forma da entrega da premiação será combinada com as Escolas com data a ser definida.

Resultado final:

CATEGORIA I - PERSONAGEM SÍMBOLO

1° lugar| categoria I : Lorenzo dos Santos da Silva. Pontuação: 628

CATEGORIA II - PERSONAGEM SÍMBOLO

1° lugar| categoria II : Eduardo Barboza Nascimento. Pontuação: 229

CATEGORIA III - SLOGAN

1° lugar| categoria III :Ellen Kuhn Correa. Pontuação: 152

A reciclagem é termo genericamente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração.

A Coleta Seletiva é um sistema de recolhimento de resíduos no qual os resíduos recicláveis (papéis, plásticos, vidros e metais) são dispostos de forma separada aos orgânicos (restos de alimentos, frutas, verduras) e rejeitos. Os resíduos são previamente separados nas próprias fontes geradoras, com a finalidade de reaproveitamento e reintrodução no ciclo produtivo. Nesse contexto, a estruturação de um bom Programa de Coleta Seletiva aliado à uma Educação Ambiental eficaz, torna-se essencial para se promover o aproveitamento, a reutilização, a reciclagem e consequente redução dos resíduos sólidos gerados no município.
Um dos desenhos da categoria II - Personagem Símbolo, foi desclassificado. O edital descreve os critérios de avaliação dos trabalhos. No item 7.1 cita o seguinte critério “Ser obrigatoriamente inédito” e o desenho apresentado pela escola é muito semelhante com desenho publicado na internet.
A Prefeitura de Bossoroca através das Secretarias da Agricultura e Meio Ambiente e Educação, agradece as escolas e alunos que participam mostrando criatividade e preocupação com nosso meio ambiente.

Mais informações na Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, (3356-4014).