Escolhidos os Bebês Saúde 2017 de Bossoroca

• Assunto: Saúde  |   Publicado em: 09/10/2017 às 12:38   |   Imprimir

Nesse mês de outubro, dia 5, a Secretaria Municipal de Saúde através do ESF 2 – Estratégia em Saúde da Família realizou a escolha dos Bebês Saúde desse ano. O evento aconteceu no Clube 3 de Julho e fez parte da Programação dos 52 anos de Bossoroca, e é o ponto alto do Programa de Incentivo ao Aleitamento Materno que visa conscientizar quanto à relevância do aleitamento exclusivo até o 6º mês de vida do bebê, garantindo às crianças um desenvolvimento saudável.

O evento também contou com a presença do Bebê Saúde 2015, Rebeca da Silva Rodrigues, filha de Bianca Ramos da Silva, e do Bebê Saúde 2016,  Luiza dos Santos Reis, filha de Zaíne Chaves dos Santos.

Os critérios de avaliação do concurso se baseiam na pesagem verificando se o bebê está dentro da curva de crescimento; Avaliação da Carteira de Vacinação, observando se as vacinas estão em dia; Aleitamento materno exclusivo e Idade de 0 a 6 meses incompletos. O concurso foi realizado em três categorias, de zero a menor de 02 meses; 02 a menores de 04 meses e 04 meses a menores de 06 meses.

Amamentar traz muitos benefícios tanto para a mamãe quanto para o bebê. É uma incrível maneira de criar intimidade e construir elos. O leite materno possui ainda todos os nutrientes de que o bebê precisa para se desenvolver bem nos primeiros seis meses de vida. E mesmo depois da introdução dos alimentos sólidos, o leite da mãe continua a ser cheio de propriedades benéficas para a saúde do bebê.

Estudos mostram que o leite materno possui anticorpos que protegem a criança contra infecções, como gastroenterites (doenças com presença de diarreia), doenças respiratórias, infecções urinárias e otites. Também reduz o risco de o bebê ter doenças mais graves, como diabete e leucemia, e diminui a tendência a problemas alérgicos, como asma e dermatite. Além dos agentes protetores sempre presentes no leite materno, a mãe que amamenta pode produzir outros anticorpos específicos assim que entra em contato com uma infecção. Esses anticorpos podem passar para o leite, e de lá para a criança.

O Bebê Saúde vencedor na categoria de zero a menor de 02 meses foi Valentina Gonçalves Bender do ESF 2 com 27 dias filha de Letícia Ferreira Gonçalves.

Na categoria de 02 o menor de 04 meses venceu Alam Soares Chaves do ESF 2 com 3 meses e 26 dias filho de Claudia Martins.

Giovana Flores Druziam  foi vencedora da categoria de 04 meses a menor de 06 meses, do ESF 3, filha de Deise Flores Druziam.

E a grande vencedor do Bebê Saúde 2017 foi Alam Soares Chaves, com 3 meses e 26 dias de vida, no evento acompanhado por sua mãe, Claudia Martins.

Parabéns aos bebês e suas mães! Parabéns também á todos os participantes, pois somente pelo fato de estarem sendo amamentados, já lhes assegura condições saudáveis de desenvolvimento.

O evento do Bebê Saúde existe desde 1998, estando em sua XIX edição. No ano de 2011 a Prefeitura de Bossoroca recebeu da Secretaria Estadual da Saúde o Prêmio Salvador Célia, em Porto Alegre, pela iniciativa desse belo trabalho que é o Bebê Saúde.