EXPOSIÇÃO TRONCOS AMERÍNDIOS

  • Assunto: Cidade  |   Publicado em: 22/08/2018 às 12:31   |   Imprimir

A ACB – Associação Cultural de Bossoroca, realiza neste sábado, dia 25 de agosto, na Escola Estadual de Ensino Médio Bossoroca, às 09 horas, o lançamento da exposição do artista plástico Marquito Moraes – TRONCOS AMERÍNDIOS, que retrata, segundo a visão do autor, as principais lideranças indígenas que tiveram destaque na guerra guaranítica, a exemplo de Sepé Tiaraju, Andres Guacurari, Anahy, Nhençu e Nicolau Neenguirú.(Este evento substituirá o Jantar em comemoração aos 24 anos da ACB, do dia 25/08).

Para fazer as esculturas, o autor utilizou antigos palanques e outros pedaços de madeira de pau ferro, alguns com mais de 100 anos, encontrados em sua propriedade no alto do cerro da Bela Vista.

Marquito Moraes, além de escultor, é poeta, escritor, musico e compositor. Como escritor lança em 1998 o livro, em traço, prosa e poesia, “Esta terra tem dono?” e, em 2016 participou do quadro “Na janela do Galpão” do programa Galpão Crioulo, da RBS TV.

A coleção TRONCOS AMERÍNDIOS resultou da impaciência do autor e de sua urgente capacidade criativa, pois tão logo concluiu a obra “Troncos Missioneiros”, feita a bico de pena e exposta no saguão da prefeitura de Bossoroca, já deu início a este novo trabalho num processo criativo incomparável. (Assessoria de Imprensa da ACB).