O ARTISTA E SUA OBRA

• Assunto: Cidade  |   Publicado em: 28/08/2018 às 09:05   |   Imprimir

Realizamos nesta manhã fria de agosto, o lançamento da obra do artista plástico Marquito Moraes, denominada TRONCOS AMERÍNDIOS. O lançamento aconteceu no galpão recém construido, e também inaugurado, da escola de Ensino Médio. Foi um momento festivo e solene. As esculturas que representam as principais lideranças indígenas, surpreenderam os presentes diante da magnitude de cada uma. Após a abertura, Marquito Moraes explanou aos presentes, o significado de cada estátua e respondeu algumas perguntas sobre as particularidades que cada uma delas possuia. Estiveram presentes nesta solenidade, José Moacir F. Dutra e esposa - Prefeito Municipal, João Alberto Nascimento - Vice prefeito, José Alberto Pereira - Presidente da Câmara de Vereadores. Representando o IHGSLG - Instituto Histórico e Geográfico de São Luiz Gonzaga, a presidente Ana Olívia do Nascimento, Ivone Ávila - Vice Presidente e Irene Gomes, membro e pesquisadora do IHGSLG, João Antunes - Presidente da Confraria do Icamaquã, Vitoria Rodrigues Rossi - 1ª Prenda Mirim do CTG Sinuelo das Missões, vereadores: Dilvar Marques, Ruth Velloso, Leomar Ferreira, Eoi Batista, Albenei Carvalho. Everton Bottesele - Secretário Municipal de Educação e Cultura, Vinicius Ribeiro - Escultor, Evando Medeiros - Secretário Municipal da Fazenda, Guiomar Terra e Jorge Ênio P. dos Santos, Mario Meira e esposa, Marco Guerra, entre outros. Após a apresentação de alguns artistas, entre eles, o jovem Ruan, integrante do projeto da SMAS, Resgatando Noel e Albenei Carvalho e Mario Meira, foi servido aos presentes uma porção de carreteiro de charque, especialmente preparada pela equipe da cozinha, chefiada por Rubens Bertazzo. Acompanhando o artista homenageado, estiveram presentes sua esposa Denise, sua filha Tayamã e sua mãe Therezinha. A ACB agradece à todos os envolvidos neste evento, em especial a direção, professores e funcionários da Escola de Ensino Médio. Nas fotos, momentos desta festa de cultura e confraternização.

Texto e imagens da ACB.