ACB INICIA MOVIMENTO DE PRESERVAÇÃO DE PRÉDIO HISTÓRICO

• Assunto: Cidade  |   Publicado em: 17/09/2018 às 08:45   |   Imprimir

No último dia 11, membros da diretoria da ACB – Associação Cultural de Bossoroca, estiveram reunidos com o Prefeito Municipal, quando levaram ao mesmo, sua preocupação com o estado de conservação do prédio localizado na esquina das ruas João Fagundes e João Gonçalves, onde atualmente funciona o Museu municipal, a sede da ACB, a inspetoria veterinária e um posto do DETRAN.

Construído em 1938/1939 em terreno cedido pela Sra. Paulina Alves Pereira, foi o primeiro grupo escolar do município que chamou-se Gaspar Silveira Martins, figura ilustre que na época havia sido deputado estadual e ministro.

Os tijolos utilizados para construção deste prédio, foram adquiridos da olaria do Sr. Alfredo Aquino, uma das primeiras indústrias de Bossoroca. O grupo escolar contava com três salas de aula, uma sala destinada à secretaria e dois banheiros.

Posteriormente foi ocupado pelo ginásio estadual Miguel Fernandes, pela prefeitura municipal, Câmara de Vereadores, Brigada Militar e inspetoria veterinária.

O prédio apresenta alguns problemas estruturais que estão se agravando com o passar do tempo e se alguma providência não for tomada, estará em breve, seriamente comprometido.

Diante desses fatos e considerando a importância histórica do mesmo, a ACB está envidando esforços e buscando alternativas de preservação deste importante patrimônio cultural de Bossoroca.

Na reunião com o Prefeito Municipal o mesmo mostrou-se solidário à preocupação da ACB e garantiu que fará o possível para tentar auxiliar neste movimento de preservação do primeiro grupo escolar do município de Bossoroca.
(Texto e imagem da ACB)