DIA DE CAMPO DO PROGRAMA DE GESTÃO SUSTENTÁVEL DA AGRICULTURA FAMILIAR

• Assunto: EMATER  |   Publicado em: 23/10/2018 às 10:08   |   Imprimir

Realizou-se na última sexta-feira dia 19 de outubro de 2018, dia de campo do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, na propriedade de Ademar, Nair e Ezequiel Fanzlau (AGROFAN),   esta propriedade é uma unidade de referência e  possui um sistema de produção que desenvolve a Bovinocultura leiteira e grãos.Nesta propriedade podemos destacar a presença do Jovem Ezequiel que no início dos trabalhos do PGSAFcontava com 24 anos de Idade, e se apresenta já como sucessor e um dos responsáveis pelas anotações, controles e análises dos custos das atividades. Durante o diagnóstico observou-se também que os solos explorados apresentavam altos índices de degradação e a produtividade da soja era baixa, sendo estes os dois principais pontos de estrangulamento que foram trabalhados, além da produção de forragens para as matrizes leiteiras.

Assim durante o dia decampo foram abordados os seguintes assuntos nas estações:

- Progressão e resultados da família assessorada no PGSAF nas atividades de Bovinocultura Leiteira e Grãos (soja);

- Providências tomadas ao manejo, Conservação e o Uso do Solo e resultados obtidos;

- Produção para autoconsumo, valoração monetária da produção de alimentos da propriedade;

- Agricultura de Base Ecológica – Compostagem e Aproveitamento de Resíduo Orgânico originário das Matrizes Leiteiras.

- Energia fotovoltaica (análise de custos e benefícios);

Assim, o público presente, (47  participantes) pode observar,  avaliar e comprovar  as estratégias e ações que se desenvolveram, bem como os resultados obtidos, e  que foram  expostos durante o evento.

Na oportunidade estiveram ainda presentes o Prefeito Municipal, José Moacir, Vice-Prefeito, João Alberto, Vereadores, Paulo Sodré e Ruth Velloso, Vice-Presidente da Cermissões, Diomedes Reck.

Como parceiros na realização o Escritório Municipal da Emater contou com a Equipe da Secretaria Municipal da Agricultura e STR.